sábado, 20 de julho de 2013

Sobre

Zorro

Programa de TV
Zorro é uma série de produção da Walt Disney baseado no herói mascarado, estreado em 10 de Outubro de1957 no canal ABC. O final da série no canal foi em 2 de Junho de 1959. Foram produzidos 78 episódios, além de 4 especiais de uma hora que foram ao ar entre 30 de Outubro de 1960 e 2 de Abril de 1961 pela antologia de séries de televisão dos Estúdios Walt Disney.
série foi muito popular, principalmente entre o público infantil. A comicidade estava presente, graças aos personagens coadjuvantes Sargento Garcia e Cabo Reyes, que protagonizavam situações engraçadas; e o mudo Bernardo, quando descrevia as coisas que via para Don Diego. A ressaltar a comicidade, cada personagem tinha seu próprio acompanhamento musical: para o Sargento Garcia havia uma música que chamava a atenção para o seu enorme peso. E com Bernado era ouvido uma canção com som de flautas e seus gestos bruscos traziam efeitos sonoros causados por instrumentos de madeira e metal.
Os episódios eram em preto & branco, tendo sido colorizados em 1992.

Tramas e alguns episódios[editar]

Don Diego de la Vega (Zorro) é um jovem rico recém-formado em advogacia que não se conforma com os maus tratos que o povo sofre. Seu pai, Don Alejandro de la Vega (um militar aposentado e ranchero), quer que Diego o ajude na fazenda. Mas Diego, secretamente (somente Bernardo, seu criado mudo o sabe), decide fazer justiça com as próprias mãos: Se torna um justiceiro mascarado, que usa seu chicote e espada para defender seu povo - o ZORRO. O Sargento Garcia, um militar bêbado, estupido e atrapalhado, admira secretamente o Zorro mas o seu maior objetivo é capturá-lo. É o melhor amigo de Diego de La Vega (Zorro).

Origens[editar]

Diego estudara muitos anos na Espanha, onde conheceu seu servo Bernardo, homem calvo e mudo. Ao chegar de volta a Califórnia, Diego se revolta contra as autoridades espanholas que oprimem o povo simples da região. Don Diego então decide esconder suas habilidades de grande espadachim e diz a todos que na Espanha adquirira gosto pelos livros e pela poesia e não quer saber de política. Para ajudar em seus planos, diz a todos que Bernardo é surdo-mudo (em alguns episódios se passa também por retardado mental).
O principal motivo da revolta de Diego é o comandante do quartel do exército em Los Angeles capitão Monasterio que cobra altos impostos e sempre age com brutalidade e comete injustiças. O pai de Diego, o rancheiro Don Alejandro, quer que Diego escreva uma carta de denúncia para o governador em Monterrey, mas desiste quando percebe que o correio é controlado pelos militares. À medida que conversa com Diego, Alejandro julga que o filho agora é um covarde, que não quer saber de lutas. Quando está com Bernardo, Diego lhe conta seu plano: se não posso vestir a pele de um leão, então usarei a da raposa (Zorro). Diego saca então sua espada e faz a marca do "Z", que usará durante toda a série.

A destituição de Monastario[editar]

Don Ingnacio Torres vai a Monterrey ver o governador enquanto o vice-rei chega à Los Angeles, que aparentemente está em paz. Monastario diz ao visitante que capturara o Zorro e obriga Don Diego a se vestir como o herói. Com a ajuda de Bernado, que confunde o capitão se disfarçando também de Zorro e monta no cavalo Tornado, o militar é desacreditado e perde o posto. Monastario e seu cúmplice Pina acabam sendo presos e o Sargento Garcia se torna o comandante interino.

O Águia[editar]

O Águia era um vilão que queria dominar toda a Califórnia. Diego desconfia da sua existência quando começa a achar nos pertences dos criminosos que prende uma pena de águia. Quando o magistrado Galindo morre, a mulher do comandante Toledano, outra agente do Águia, tenta roubar a pólvora do quartel e levá-la para seu chefe. Zorro intervém e estraga os planos dos conspiradores.
O Águia acaba vindo a Los Ángeles em pessoa e durante um tempo requisita como moradia a fazenda dos De La Vega. Zorro e seu pai se unem e juntos com outros fazendeiros, conseguem derrotar o vilão.

Monterrey[editar]

Monterrey era uma cidade maior que Los Angeles, privilegiada por possuir um porto marítimo. Os mercadores que exportavam seus produtos, não podiam importar nada. O Senhor Verduzco procura os De La Vega para conseguir financiamento para trazer um navio com mercadorias da Espanha, mas a coisa se torna suspeita quando os encarregados de transportar o dinheiro são os ineptos Sargento Garcia e Cabo Reyes. Pablo, um índio, tenta roubar o dinheiro com a ajuda de seu bando, mas são derrotados.
Pouco depois aparece um jovem inflamado chamado Joaquin Castaheda que provoca o governador e causa problemas aos revoltosos e ao Zorro. Depois surge outro homem, Ricardo del Campo, um velho amigo de Diego e que disputara as atenções de Ana Maria Verduzco com o herói.
Depois, Diego e Bernardo voltam a Los Angeles, onde continuam suas aventuras, enfrentando diversos bandidos, inclusive um tio de Diego, Esteban de la Cruz (papel de Cesar Romero), um emissário do Rei e o próprio governador.

Personagens[editar]

Principais personagens[editar]

Personagens secundarios[editar]

Sobre os personagens[editar]

Os soldados e os comandantes[editar]

Vários comandantes apareceram durante as temporadas, atuando tanto no quartel de Los Angeles como em Monterrei. Os capitães comandavam os batalhões de lanceiros de Sua Real Majestade (Rei da Espanha):
Capitão Enrique Sánchez Monastário (Temporada 1 - Episódios 1 a 13) Tirano, interessado em seu próprio poder. Tinha como comparsa o magistrado Pina.
Capitão Meléndez (Temporada 1 - Episódio 14) Comandante que sucedeu Monastário, homem correto e respeitador da lei, assassinado no mesmo dia de sua chegada à Los Angeles por Esteban Rojas, agente do Águia. É anunciado o novo magistrado, Carlos Galindo.
Capitão Juan Ortega (Temporada 1 - Episódios 20 a 22) Era para ser um homem justo, conforme as informações de Don Alejandro. Mas ele não age como tal, pois se trata de Andrés Fernández, que se passa por Ortega. Andrés Fernández estava para ser desmascarado por Rosarito Cortez, amiga de infância de Don Diego, que viajava no mesmo barco que o impostor. O vilão luta com Zorro e arranca a máscara, descobrindo o rosto de Diego. Mas ele despenca do telhado que lutavam e acaba morrendo.
Capitão Arturo Toledano (Temporada 1 - Episódios 24 a 27) O único comandante leal à Coroa Espanhola. Vem com sua esposa Raquel, aliciada pelo Águia em sua conspiração, que prometera a ela tornar o marido governador. Toledano descobre parte da trama e com a ajuda de Zorro, desmascara o lanceiro Figueroa, que confessa ser o Magistrado Galindo o chefe do complô em Los Angeles. Na luta que se segue numa taverna, o magistrado é morto acidentalmente por um de seus homens e o Capitão Toledano vence o senhor Alarcón (outro conspirador) com a espada emprestada pelo Zorro. Toledano deve ir então para San Diego, recolocando o Sargento Garcia no posto de comandante.
Capitão Estrada (Temporada 2 - Episódios 1 a 5) Comandante de Monterrei. Não aparece, apenas é mencionado nas histórias com o Senhor Verdusco.
Capitão Briones (Temporada 2 - Episódios 6 a 9) Comandante de Monterrei, chefe da Guardia Especial, sob as ordens de Luis Rico, ajudante do governador e que trama para obter seu cargo.
Capitão Luis Guerrero (Temporada 2 - Episódio 11) Comandante de Monterrey, sucessor de Briones. Narcisista e irritado com Ricardo del Campo. Captura o homem que estava vestido de Zorro, mas o Sargento García sabe que ele não é o herói.
Capitão Salvador Mendoza (Temporada 2 - Episódio 27 a 30) Comandante de Los Angeles sob as ordens de Andrés Basilio, emissário do Rei da Espanha que é mandado à California para coletar fundos para a Guerra da Espanha com a França. Basílio tenta expulsar os fazendeiros de suas terras e descobre que o Zorro é Don Diego. Ele se veste com o traje negro e o Capitão Mendoza se confunde. Dispara e mata Basílio, achando que ele era o Zorro.
Capitão Felipe Arellanos (Temporada 2 - Episódios 33 a 36) Ajudante do Governador, vai a Los Angeles nomeado Governador Interino. Assediado pelos rebeldes que querem que ele assassine o governador. Também cortejava Leonor, a filha do governador. Morre em uma luta com o Zorro.

Sargento García[editar]

O sargento Demetrio López García (interpretado pelo barítono estadunidense Henry Calvin) é um militar cujas paixões são vinho das tavernas e boa comida. Bastante gordo e inepto com a espada, carrega as chaves da cadeia,que sempre mostra para o Zorro. Também costuma pedir "Por favor" quando recebe ordens de prender Zorro ou algum bandido perigoso. Assumiu como comandante interino algumas vezes.

Cabo Reyes[editar]

O cabo Reyes (interpretado pelo ator Don Diamond) é um oficial tímido e inepto, que irrita o sargento cobrando dinheiro que este lhe deve. A dupla às vezes lembra os famosos O Gordo e o Magro do cinema.

Outros soldados que se destacaram[editar]

Acompaha o Sargento García no episódio 8 da primera temporada, quando recebem ordens de manter Diego prisioneiro em sua própria fazenda. Toca violão na cena cômica do "Brinde ao comandante".

Lancero Ibarra[editar]

Outro soldado que aparece no episódio 8. Curiosamente, seu intérprete é Don Diamond (sem bigode), antes dele assumir o papel do Cabo Reyes (que estreia no episódio 14).

Sargento Espinoza[editar]

Enviado pelo governador para escoltar Don Nacho Torres (Episódio 8, primera temporada).

Tenente Rafael Santos[editar]

Enviado pela guarnição de São Francisco para escoltar o Senhor Verdusco (Episódio 3, Segunda temporada). É atacado pelo índio Pablo e seus asseclas, que roubam seu uniforme e credenciais e o abanddonam, dando-lhe como morto. Outro bandido se faria passar por Verdusco. Graças ao cavalo chamado Fantasma, Don Diego o descobre antes que morra e fica sabendo da trama dos bandidos.

As damas[editar]

Don Diego conhece várias damas. Algumas delas:
  • Teresa, vendedora de tamales, muito impulsiva. Aparece no episódio em que o Sr. Rico assume como governador interino.
  • Ana María Verdusco, que ama mais a Zorro do que Don Diego
  • Madalena, uma bela jovem que Diego conhecera quando criança e que se tornara uma agente do Águia. Por razões que nem ele mesmo compreende Diego a salva de ser morta a mando do próprio Águia vestido como Zorro. Em seguida a ordena que se vá o mais depressa possível.

Cavalos do Zorro[editar]

Tornado[editar]

Tornado é o cavalo negro do Zorro. Conta-se que o nome verdadeiro do cavalo era "Diamond Decorator" mas, para as filmagens, foram usados 3 cavalos diferentes: um para as cavalgadas, outro para as cenas de luta e um terceiro para o clássico relinchar sobre duas patas.

Fantasma[editar]

Quando Don Diego vai para Monterrei ele deixa Tornado. No episódio 3 da segunda temporada, Diego se encontra com o Tenente Rafael Santos, ferido de morte, e fica com o cavalo branco do militar chamado Fantasma. Este será a montaria de Zorro durante todas as aventuras em Monterrei.

Quadrinhos[editar]

As aventuras do Zorro começaram a ser publicadas nas revistas em quadrinhos Disney desenhada por Alex Toth, que circulavam no Brasil nos anos de 1960, principalmente no "Almanaque do Tio Patinhas". Durante os anos de 1970, artistas brasileiros produziram para os Estúdios Abril diversas aventuras baseadas na série, com destaque para as batalhas contra o Capitão Monastário e o conspirador Águia. O personagem ganhou algumas revistas especiais com histórias exclusivas, as chamadas "Edições Extras"

Mídias[editar]

VHS[editar]

Várias comipilações da série foram lançadas em VHS através dos anos, mas que agora não são mais fabricadas. São as seguintes:
Filmes compilados de episódios
  • The Sign of Zorro (fora dos EUA, 1958, EUA. 1960; série do Monastário)
  • Zorro the Avenger (fora dos EUA, 1959; baseado no fim da série do Águia)
Episódios de televisão em VHS

Lancamentos em DVD[editar]

Dois volumes da primeira temporada de Zorro foram lançados em DVD nos Estados Unidos em 2006, representando toda a série de episódios de Monastário e o começo dos enredos do Magistrado Galindo. Três volumes adicionais se seguiram, completando a temporada, que foi então relançada numa caixa entitulada Zorro, the Complete First Season. Todos os discos mencionados só estão disponíveis pelo Disney Movie Club. Cada volume contêm a versão colorizada de 1992 da série e em torno de oito episódios. Nenhum material extra está incluído. O programa Disney Movie Rewards oferece a Primeira Temporada completa por 2,200 pontos.
Recentemente, o Disney Movie Club lançou a segunda temporada, também consistindo de cinco volumes.

Veja também[editar]

Referências

  1.  [1]

Ligações externas[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário