sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Câncer de Próstata
Faça o exame. Uma escolha consciente!

Ao contrário das mulheres que são incentivadas pelas mães desde adolescentes a irem ao ginecologista, os homens não tem está preocupação, e por medo de ferir sua masculinidade ou preconceito do exame preventivo, acabam deixando para muito tarde ou não o fazendo, o que se torna um risco para a própria saúde.
O recomendado é que a partir dos 40 anos, todo homem procure um urologista para fazer o exame de próstata, mas o ideal seria que regularmente ele tivesse esse hábito, evitando o câncer de próstata, que hoje é considerado o mais comum entre os homens.
A próstata é um órgão do aparelho reprodutor masculino, e está localizado abaixo da bexiga e em frente ao reto. Com cerca de 20 gramas, sua função é produzir secreção, que protege, transporta e alimenta os espermatozóides.
Este câncer é uma doença silenciosa, o que se torna uma das dificuldades em diagnosticá-la, que em estágio inicial, o tumor não causa dores e muito menos alterações físicas.
Ainda assim, em um grau maior existem alguns sintomas que podem ser detectados, como dor, retenção ou sangue ao urinar, perda de peso, dificuldade de iniciar micção, dores na coluna, fêmur e bacia, perda da força do jato urinário e excesso de micção noturna.
Para se fazer o diagnóstico, o exame de toque é o mais preciso, e o único meio de descobrir o tamanho em que a próstata se encontra. Também é realizado um exame de sangue, para dosar o PSA (antígeno prostático especifico), uma substância produzida pela próstata.
Quando diagnosticado com antecedência, a chance de cura do câncer de próstata é de 90 % dos casos. Entretanto, se o estágio estiver avançado, o câncer pode espalhar para os demais órgãos, o que pode acarretar a morte.
O melhor jeito de prevenir tais enfermidades, ainda é fazer os exames, e quebrar este tabu que não trás benefícios a sua saúde.
Vale ressaltar que pessoas, com incidência a doença no histórico familiar, devem ter atenção redobrada. Assim como, hipertensos, diabéticos, cardiopatas, fumantes e pessoas com altas taxas de triglicerídeos e colesterol alto.
O diálogo é sempre a primeira opção para vencer este medo, por isso, a dica é conversar sinceramente com seu médico e tirar todas suas dúvidas sobre o exame e o câncer.
Sua esposa e família também são fatores muito importantes nesta hora, sendo assim, não deixe de conversar com eles também, pois você terá mais facilidade de se abrir com quem você já conhece, e a conscientização será mais rápida.
Mas lembre-se, não fazer o exame não é uma opção, fazê-lo é uma escolha inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário