quinta-feira, 25 de abril de 2013

Governo adia punição aos planos de saúde que ignoram prazos
Compartilhar
As operadoras de planos de saúde que descumpriram prazos de atendimento de consultas entre dezembro e março deste ano não serão punidas com a suspensão das vendas para novos clientes.

A medida foi anunciada ontem pelo governo.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou, em audiência pública no Senado, que esse monitoramento, realizado entre 19 de dezembro e 18 de março, incorporou a análise de novos dados e que, para que haja a suspensão, é necessária a soma de dois períodos de monitoramento com os mesmos critérios, o que irá ocorrer em julho.

Segundo a ANS, a avaliação das operadoras se embasa em dois critérios: comparando-as entre si, dentro do mesmo segmento e porte, e avaliando evolutivamente seus próprios resultados.

Até dezembro do ano passado, a ANS levava em consideração a demora no atendimento dos usuários em consultas médicas para punir os planos de saúde.

Desde então, a ANS também passou a analisar o tempo para exames e cirurgias, negativa de cobertura, rol de procedimentos, carência, rede de atendimento, reembolso e autorização para os procedimentos médicos.

OUTROS SERVIÇOS

O ministro disse que a não punição das operadoras neste mês não as beneficia. "Pelo contrário. Vai melhorar ainda mais o aprimoramento porque nós incorporamos, além do prazo de atendimento, outras negativas."

Segundo o ministro, das 29 operadoras suspensas no último monitoramento, 17 continuam proibidas de vender planos porque não melhoraram o atendimento.

"O que queremos é estimular a reclamação, que o usuário comunique a ANS. A queixa registrada pelo usuário é decisiva para o controle de qualidade que é preciso ser feito nos planos de saúde", disse o ministro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário