quinta-feira, 28 de março de 2013


VALOR ECONÔMICO - EMPRESAS
 Ataque cibernético causa lentidão na internet
Compartilhar
Um dos maiores ciberataques da história provocou lentidão nos serviços de internet, com o risco de o problema se agravar, disseram especialistas, ontem, depois que uma empresa especializada em bloquear mensangens não solicitadas, ou "spam", ter se tornado um alvo.

O Spamhaus - grupo sem fins lucrativos com sedes em Londres e Genebra, que ajuda a bloquear "spam" -, informou que foi alvo de um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) em uma escala sem precedentes durante mais de uma semana. Nesse tipo de ataque, um site é sobrecarregado com solicitações simultâneas de acesso, a ponto de sair do ar.

"Com base na escala do ataque registrada, avaliada em 300 gigabits por segundo, podemos confirmar que este é um dos maiores DDoS até esta data", informou a empresa de segurança Kaspersky Lab. "Pode haver interrupções em uma escala maior à medida que os ataques se agravarem."

O Spamhaus divulga listas que são usadas pelos provedores de serviços de internet para eliminar spam do fluxo de e-mails. O grupo é direta ou indiretamente responsável por filtrar até 80% das mensagens diárias de spam, segundo a Cloudflare, empresa que informou estar ajudando o Spamhaus a atenuar o ataque.

"Estamos sob esse ataque há mais de uma semana", disse o executivo-chefe da Spamhaus, Steve Linford, à emissora britânica BBC. "Eles estão mirando todas as partes da infraestrutura de internet que sentem que podem derrubar". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário