sábado, 2 de maio de 2015

Dos sentimentos às doenças
Como equilibrar nossas emoções

A sua saúde depende de como você consegue relacionar-se com os problemas e conflitos emocionais enfrentados no seu cotidiano. A vida moderna não tem facilitado para um equilíbrio nas funções do dia a dia e, essa falta de equilíbrio, potencializa nossas emoções provocando as doenças físicas.
 
Entenda melhor os mecanismos que fazem seus sentimentos interferirem diretamente no seu corpo.
 
Todos nós necessitamos no dia a dia uma dose de estresse para vivenciarmos os acontecimentos, porém, quando o estado de tensão interior ameaça perturbar seu equilíbrio interno, o psiquismo percebendo o perigo, coloca o organismo em defesa, liberando substâncias na corrente sanguínea como se preparando para um combate.
 
Ocorre que, na pessoa estressada constantemente, tensa, ansiosa, angustiada e colérica, ocorre o desgaste físico como das artérias que provoca pressão alta, afeta o coração, provocando uma série de outras doenças e também pode afetar uma série de elementos imunológicos. Além do corpo, temos estados de humor, reações às situações do cotidiano, engolimos reações que julgamos inadequadas e o organismo sempre reage de alguma forma, embora nem sempre a ligação entre sentimentos e problemas físicos sejam evidentes.
 
Há muitas pesquisas que demonstram a relação do Sistema Psicoemocional com vários componentes do Sistema Imunológico, evidenciando o surgimento de uma série de doenças físicas por razões emocionais. É quando não existe um motivo orgânico para explicar dores, palpitações, alergias, queda de cabelo, menstruação fora de hora, mal-estares genéricos, indisposições e outros problemas mais sérios. Trata-se da psicossomatização (doença orgânica com causa psicológica), um sentimento que aflora por meio de uma dor ou alteração orgânica. É a dor emocional se tornando física.
 
Os sentimentos e as nossas emoções influenciam a nossa saúde mental e física, consequentemente, o nosso bem estar. Somos seres totalmente integrados, portanto, somos o que fazemos e pensamos. É importante salientar que apesar de ter origem na mente, a doença física já se instalou e, é necessário ser tratada pela medicina convencional e pelo psicólogo. A psicologia clínica, através da psicoterapia leva a pessoa a ter consciência dos seus conflitos, identificando o que sente e porque sente.
 
Todo ser humano passa por conflitos e problemas. O que importa não são os conflitos, mas a maneira como os encaramos e de que forma vamos conduzir nossa vida a partir daí. Buscar o equilíbrio das emoções é garantir saúde física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário